Você sabe quais são os ingredientes para uma padaria de sucesso? Descubra a seguir.
Clientes satisfeitos são o elemento principal em uma padaria de sucesso. São eles que nos motivam a seguir realizando um bom trabalho, com dedicação, carinho e cuidado em cada etapa do processo. Buscando melhorar sempre um pouco mais a cada dia.
Quer descobrir como conquistar seus clientes e tornar sua padaria um estabelecimento de sucesso? Confira estas dicas e faça um checklist para identificar em quais pontos você pode focar para aumentar ainda mais a qualidade da experiência em seu negócio.
Primeiros passos para o sucesso
O mercado de panificação cresce mesmo diante de momentos atribulados, afinal, as padarias fazem parte da nossa cultura e são imprescindíveis no dia-a-dia dos brasileiros.
Seja no café da manhã, no lanche da tarde, no almoço e até mesmo naquela sopinha na hora do jantar, parar em um padaria em algum momento do dia é sempre uma boa pedida.
O novo conceito de padaria de sucesso traz uma visão mais ampla e abrange a oferta de diversos tipos de alimento, desde o pão francês fresquinho, à refeições em buffet, confeitaria de primeira, adega e itens de despensa.
Diversificar é o segredo! Um estabelecimento com várias opções acessa mais pessoas e tem mais chances de oferecer algo que seja do desejo de seus clientes, que certamente vão sentir vontade de aproveitar uma pausa no dia corrido de trabalho para sentar e degustar alguma delícia.
Qualidade dos produtos
Oferecer produtos de qualidade é essencial, encontrar um equilíbrio entre a escolha desses produtos e um valor justo para venda é o que atrai clientes de todos os lugares, até de outras cidades. Fazer uma criteriosa seleção dos ingredientes e certificar-se de que os fornecedores podem atender sua demanda com responsabilidade é um dos passos mais importantes nesse processo.
A Pão na Janela oferece diversas embalagens especiais de alto nível e orgulha-se por atender centenas de negócios com sua linha completa. As embalagens mantém as propriedades dos alimentos e conquistam o cliente pela praticidade e estética.
Inovação
Cuidar de seu estabelecimento também vai requerer a atenção de se manter em renovação. Inovar mantém o frescor.
Com uma clientela cada vez mais exigente, inovar é preciso. Desde o layout da loja até o mix de produtos oferecidos, tudo pode ser determinante para o sucesso de seu estabelecimento e quanto mais artesanal, melhor. Esse resgate do que é feito sem pressa e com ingredientes naturais, agrega um ótimo valor de venda. Seus clientes vão amar.
Para inovar, basta conhecer bem o seu público e antecipar a eles seus desejos e necessidades. Por exemplo, você não precisa esperar o Natal para oferecer panetones. Sejam doces ou salgados, eles têm saída durante todo o ano. Já alguns itens são sazonais e merecem ser explorados intensamente, como as sopas e caldos no inverno. Aproveite estas ideias para criar algo novo em seu cardápio.
Inclusão
Você já parou para pensar se o seu estabelecimento é acessível? Tomar o cuidado de colocar acessos com rampas, corrimão, e espaço necessário para pessoas com deficiência (PcD) mostra que o seu espaço é inclusivo e que toda e qualquer pessoa é bem vinda, e isso conquista muitos clientes!
Podemos pensar a inclusão em termos alimentares também: além das delícias para todos os públicos, é importante pensar em quem não consome carne de origem animal como os vegetarianos e em quem possui qualquer restrição alimentar, como intolerância à lactose, diabetes ou doença celíaca (dificuldade em processar o glúten).
Além de cuidar para manter seu estabelecimento inclusivo e acolhedor para todos, você garante mais clientes! Alimentos funcionais para quem segue a dieta à risca também podem render vendas muito lucrativas. Na correria da rotina é uma mão na roda!
Horário de atendimento
Pensar um horário de funcionamento mais flexível e, talvez até mais alternativo, para sua padaria pode te ajudar a manter o nível rotativo de clientes alto.
Uma dica para definir um bom horário de atendimento é fazer um estudo de campo nos arredores do seu estabelecimento, mapeando, por exemplo, quais outros estabelecimentos existem ao redor, se é um bairro mais residencial, qual o maior momento de movimentação nas ruas, coisas desse tipo.
A partir dessas informações você vai conseguir desenhar um esquema de horário que acomode melhor as necessidades das pessoas que circulam por ali e, consequentemente, gerar um maior fluxo de clientes. Por exemplo: se seu estabelecimento está próximo a um cinema de rua ou teatro, vale a pena se atentar ao horário de maior fluxo nesses ambientes. Se você puder manter seu negócio aberto durante o fluxo de chegada e saída desses espectadores, com certeza terá um ótimo retorno financeiro.
Outra ideia é funcionar em horário expandido se você tiver a possibilidade de contar com a estrutura necessária para isso. Muitas padarias de sucesso abrem em horários expandidos, como por exemplo das 6h às 23h, já que são estabelecimentos que oferecem diversas opções de alimento, pra além dos pães e doces.
Divulgação
Fazer uma boa divulgação do seu negócio é imprescindível! No mundo que vivemos hoje, as mídias sociais são canais muito importantes de contato e uma forma fácil e prática de chegar em novas pessoas e possíveis clientes, invista nessa frente! Se você já possui uma lista de contatos de clientes no WhatsApp, é uma boa iniciativa enviar as novidades por mensagem.
Além disso, banners na entrada também contribuem muito para acessar passantes locais e mesmo pessoas que não tem o costume de passar por perto e buscam um bom lugar para comer.
Se você também tem boas dicas para compartilhar sobre esse tema, conte pra gente aqui nos comentários!